Momento Sustentável

| |
Amo fotos de murais

Oi meus docinhos de coco momento Vivi Paiva, minha professora de história! Acho que vocês perceberam que eu sou uma pessoa meio muito sustentável, porque volta e meia que termo mais antigo eu trago alguns movimentos do Greenpeace para vocês participarem. Então eu resolvi trazer algumas dicas supersimples ou não para vocês ajudarem a salvar nosso planeta.
Let’s Go!


Sem Esforço Nenhum:
- Feche a torneira ao escovar os dentes ou se barbear. Fala sério, né gente! Essa dica é do tempo da vó. Só que, parece que as pessoas tem mão pra abrir, mas não tem mão pra fechar. Com a torneira aberta durante a escovação dos dentes, são gastos 12 litros de água. E com ela fechada, são gastos 0,5 litro de água. A diferença é óbvia. O Brasil tem uma das maiores reservas de água (apropriada para consumo) do mundo, mas esse consumo desregulado pode causar o desabastecimento de grandes cidades, tipo São Paulo.
- Evite puxar a descarga à toa ou para descartar outros tipos de lixo. Dependendo do tipo, ela pode gastar de 5 a 10 litros a cada descarga. Cada pessoa precisa de, no máximo, 110 litros de água por dia, incluindo o consumo e a higiene. Mas nós usamos mais de 200 litros de água por dia, 90 litros acima do necessário.
- Desligue a luz de cômodos desocupados. Outra dica de vó né gente! Também ajuda, se tirar os eletrodomésticos da tomada ao sair de casa claro que essa dica não vale para a geladeira. Com o aumento do consumo de energia, se torna necessária a construção de mais usinas hidrelétricas, e para isso, mais árvores são cortadas e mais florestas são desmatadas. Simplificando: mais consumo de energia = mais usinas hidrelétricas = mais desmatamento = menos árvores = menos oxigênio + menos camada de ozônio. Ou seja, vamos acabar morrendo queimados pelo sol ou de falta de oxigênio.
- Dirija com mais calma. Evite esticar marchas, frear em cima da hora e deixar o pé na embreagem com o carro pardo, isso pode reduzir de 5% a 10% do consumo de combustível. Ao queimar mais combustível, mais gás carbônico é lançado na atmosfera.
- Pague contas pela internet. Além de evitar filas de banco, você poupa o gasto de papel. Uma tonelada de papel equivale a 20 árvores derrubadas. E voltamos a história da camada de ozônio.

Com pouco esforço:
- Leve o celular velho para a reciclagem. As baterias têm componentes que, se forem descartadas de forma errada, prejudicam o meio ambiente e esses componentes contaminam o solo e os lençóis freáticos, que pra quem não sabe, são grandes bolsas de água abaixo do solo.
- Substitua as pilhas convencionais por recarregáveis. As pilhas têm metais como mercúrio, chumbo, e cádmio, que também podem contaminar o solo.
- Cuide do seu jardim. Regar as plantas bem cedo e à noite evita que a água evapore. Usar cobertura na piscina reduz a evaporação em 90%.
- Reaproveite a água. Voltando às dicas de vó... 135 litros de água são gastos quando lavamos 5kg de roupa. E essa água pode ser usada para lavar a calçada ou o quintal.
- Evite sacos plásticos. Sabe, use o carrinho de feira da vó, ou aquelas ecobags, que hoje em dia, são superbonitas e baratas. Um milhão e meio de sacos plásticos são distribuídos por hora no Brasil. Petróleo + Gás natural + Água + Energia são usados para produzir os sacos plásticos. E depois  os sacos liberam gases que contribuem para o aquecimento global e sem contar que eles demoram milhares de anos para se decompor no meio ambiente.
- Recicle. Somente 1% do lixo coletado na cidade do Rio de Janeiro pela Comlurb é reciclado.

Com esforço médio.
- Ande menos de carro. Até 2 milhões de toneladas são emitidas por ano no Brasil pelos automóveis.
- Compre com consciência. Sempre que encomendar um produto, verifique se não há um vendedor mais próximo a você. Para o transporte do produto até a sua casa, há gastos de energia e emissões de gás carbônico. Compre produtos recicláveis e de empresas que se preocupam com a sustentabilidade.
- Coma menos carne. Ok, essa eu sei que é difícil. Diz a ONU, que 18% do total mundial das emissões de gases do efeito estufa é resultado da produção de carne. Esse cálculo considera a abertura de pastos em florestas, fabricação e transporte de fertilizantes, queima de combustíveis em veículos de fazenda e emissões físicas do gado fezes e urina das vacas.
- Substitua as lâmpadas tradicionais. Até 90% de economia de energia é possível com o uso de lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED.

É só isso pessoas, espero que tenham gostado das dicas e, com elas, ajudem a transformar nosso mundo em um lugar melhor. Por hoje é só.

Kiss
Nathy

Um comentário:

  1. Oiieér :]
    Nossa,é bem legal esse projeto eu ajudo o meio ambiente andando de bicicleta,rsrs! BJOO#
    worldteen-original.blogspot.com

    ResponderExcluir